Como tudo começou

Compartilhe

 

Iniciou-se em 2013 o Projeto Novo Olhar. Com o intuito de abraçar o maior número possível de Causas Sociais, foi legalizado em 2014 e passou a ser Instituto Novo Olhar.

Trabalhando com foco na acessibilidade e mobilidade, foram diversas as doações em cadeira de Rodas, cadeiras de banho e andadores as quais somaram-se em 379 unidades, muletas foram 701, construção de quarto e reforma de uma casa de criança especial, pavimentação de rua, 41m de calçada armada. Aproveitou-se também recursos humanos, como mão-de-obra de detentos, ressocializando-os. Os resultados foram: Reparo em 29 leitos de hospital, revitalização do Bairro Nova Aliança, além de projetos em andamento como, por exemplo, a Cinoterapia (conheça mais em www.edinaldoneves.com.br/cinoterapia).
Muitos materiais que julgamos inservíveis, na verdade não são. As cadeiras de rodas são produzidas com descarte de bicicletas, que após reforma são doadas aos necessitados, que não são poucos.

Em 2017 foi criada a Escola de Cidadania Patrulheiros Mirins, com espaço alugado, sem recursos públicos, mantido com doações, brechós, venda de pastéis, ajuda dos pais das crianças, voluntários e entidades que ajudam quando podem. Atualmente a ECPM conta com 85 crianças, que aprendem:  Informática, Gastronomia, Libras, Violão, Desenho Arquitetônico, 8 artes marciais, Elétrica Predial, Técnica de Redação, além das matérias propedêuticas escolares (Língua Portuguesa, Matemática, História, Física, Química e outras), reforçando o aprendizado, tudo com professores e profissionais na TOTALMENTE VOLUNTÁRIOS, pois acreditam no Projeto e compartilham seu tempo e conhecimentos com os alunos.

O Instituto Novo Olhar tem sido apoiado por diversos segmentos da Sociedade: Marinha, Exército, Aeronáutica, UFMS, IFMS, Academias, Pequenos Empresários, Profissionais de Saúde, de Educação, Voluntários, e principalmente Pais e Mães que enxergam no Instituto Novo Olhar um Modelo de Educação que dá certo, pois oferecemos uma nova perspectiva de vida e um futuro promissor aos seus filhos.

A ECPM, sob a batuta do Comandante Edinaldo, é regida nos moldes militar, as aulas são direcionadas a preparar os alunos para a vida e Concursos Públicos Civis e Militares, tornando-os melhores filhos, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, pró-ativos, disciplinados, com preparo físico e mental, que enxergam no próximo a si mesmo. Os resultados têm sido surpreendentes e incontestáveis, irradiando seriedade, confiança e apreço pela sociedade.

Este sonho nasceu dentro de uma viatura policial, quando Edinaldo Neves, Policial Militar, observou que muitos adolescentes e jovens desviam-se do comportamento ideal, tendendo a práticas ilícitas, afastando-se dos estudos, com intensa desobediência a pais e mães e tornando-se delinquentes e marginalizados.

Educar é melhor que punir. Porque gastar munição a R$ 10,00, lotar presídios, levar a dor e sofrimento às famílias, se muito melhor é comprar lápis por R$ 1,00 e transformar estes meninos e meninas em homens e mulheres honrados e úteis à sociedade, cumpridores de seus deveres e obrigações e conscientes de seus direitos e responsabilidades.

A cada dia o Instituto Novo Olhar agrega mais força, o time está se tornando fortíssimo e imbatível, os resultados têm sido surpreendentes e com isso somos impulsionados a avançar, muita coisa está por vir e algumas já em andamento que em breve serão de conhecimento público. Contamos com a participação de toda a sociedade para este feito notável que marcará não só Corumbá e Ladário, mas todo o MS, quiçá o Brasil! 

Estamos muito aquém do ideal, porém alguns degraus já foram galgados e isto nos revela que estamos na direção certa. Necessitamos muiiiiiito ainda de ajuda, pois tem o aluguel, contas e despesas diversas, lanche diário dos alunos (suco, leite, achocolatado, pão, frutas, etc) e não participamos de recebimento, até o momento, de verbas públicas. Para manter o Projeto em funcionamento tem sido com muito amor, trabalho, suor e lágrimas.

Deixamos aqui, de coração, nosso profundo agradecimento a todos que de forma direta ou indireta colaboram para que o Projeto funcione. Não há, em palavras, como expressar este sentimento de gratidão.

Visite a ECPM (Escola de Cidadania Patrulheiros Mirins) e surpreenda-se!
Saiba mais em www.edinaldoneves.com.br.

Juntos somos fortes!