5ano

Compartilhe

Instituto Novo Olhar

Escola de Cidadania Patrulheiros Mirins

Corumbá, 29 de março de 2019

5º Aniversário de criação

Neste fim de tarde, deste fim de março comemoramos uma data muito especial: 5 anos de existência do Instituto Novo Olhar.

Tudo passou tão rápido que nem deu para perceber este transcurso.

Não foi e nem está sendo fácil. Muito sangue, suor e lágrimas ficaram pelo caminho.

De início, ao fazermos uma pequena retrospectiva observamos que os momentos de alegria e emoção, superaram sobremaneira os momentos adversos, basta regressarmos no tempo e perceber que podíamos fazer muito mais do que embates contra a criminalidade e contraventores da lei, ali surgiu o slogan: “Um lápis custa R$ 1,00 e uma munição custa R$ 10,00, logo, educar é mais eficiente que punir, além de não causar dor a uma sociedade tão sofrida”.

Como Policial Militar jurei proteger a sociedade com o sacrifício da própria vida, mas prometi também a Deus tentar melhorar a  qualidade de vida das pessoas, para tal fundei o INSTITUTO NOVO OLHAR.

Mas, nada conseguimos sozinhos, o sonho foi se tornando coletivo. Ao trazemos à memória as doações e empréstimos de muletas e cadeiras de rodas, entrega de cestas básicas às pessoas carentes, obras em residências com apoio dos encarcerados, visitas a asilos e hospitais, dentre outros feitos notáveis fomos percebendo que o Projeto estava a crescer e amadurecer e aí surgiu novo slogan: “Juntos somos fortes!”

Quando muitos pensavam que não íamos cruzar um ano, chegamos ao quinto.

De Projeto passamos à Instituto Novo Olhar e logo após, com a necessidade de conter a violência, restaurar o patriotismo e o amor ao próximo, galgamos outro patamar: Patrulheiros Mirins.

A equipe foi se fortalecendo, Professores e Instrutores Voluntários foram surgindo e engrossando as fileiras do corpo docente de excelência, sem falar nas bases iniciais: os apoiadores, pais e amigos do Instituto, que sem temor, estenderam as mãos e nos deram o total suporte.

Paralelamente, como seguimos os parâmetros militares, não poderíamos deixar de citar o apoio total e irrestrito da Marinha, Exército e Força Aérea, da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, além da Universidade Federal do Pantanal e do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, aos quais não encontramos palavras para expressar nosso sentimento de eterna gratidão.

Nossa tônica aos Patrulheiros Mirins tem sido: Assim como tempos fáceis produzem mulheres e homens fracos, tempos difíceis geram mulheres e homens fortes, e aqui, nestes 3 Pelotões, possuímos meninas e meninos, liderados pelo exemplo, forjados no fogo, que cantam os hinos pátrios e respeitam os símbolos nacionais, que não apenas vestem, mas suam a camisa e honram o uniforme por onde quer que passam, que não apenas desfilam, mas marcham com garbo e maestria, portando com orgulho o Estandarte do Instituto e a Bandeira Nacional.

Meninas e meninos… vocês são o futuro de nossa Nação!

Edinaldo de Souza Neves
Comandante da Escola de Cidadania Patrulheiros Mirins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *